Ouça ao Vivo: 22/06/2024 19:58 - Gramado / Serra Gaúcha

RÁDIO MISTURA NEWS - É DAQUI, É PRA TI. É MÚSICA. É INFORMAÇÃO!

Foto Sindtur e o Ministro Paulo Pimenta

Liderados pelo Sindtur, entidades da Região solicitam retorno das Operações do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

Compartilhar:

O Presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias, Cláudio Souza, e a Executiva da entidade, Lisa Gottschalk, fizeram a entrega oficial de um documento onde solicitam o retorno das operações do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.

O documento foi entregue ao Ministro do Turismo, Celso Sabino, ao Ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Estado, Paulo Pimenta, e ao Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, durante encontro no Hotel Buona Vita em Gramado.

O documento informa que a paralisação das atividades aeroportuárias tem gerado um impacto significativo na economia local, especialmente no setor de turismo onde diversas empresas do setor de turismo, incluindo hotéis, agências de viagens, restaurantes e outros estabelecimentos, estão enfrentando severas dificuldades financeiras.

A preocupação do Sindtur e das demais entidades signatárias que assinam o documento é grande, pois estimam que, se as operações do aeroporto não forem retomadas, a crise no setor de turismo resultará em mais de 10 mil demissões nos próximos meses, “isto caso não tenhamos a operação do aeroporto até o dia 31 de agosto”, disse o Presidente do Sindtur, Cláudio Souza.

O próprio Sindtur vem fazendo seu papel para auxiliar as empresas, com o acordo assinado já realizou cerca de 1.500 suspensões de contratos de trabalho através de medidas com os sindicatos laborais, “entretanto, caso não haja movimento turístico na Região das Hortênsias, não há como garantir a manutenção destes postos de trabalho, pois somente com a credibilidade gerada com a notícia de que o principal Aeroporto do Estado está retornando sua operação que conseguiremos demonstrar a tranquilidade de viajar para o Rio Grande do Sul”, explica a Executiva da entidade, Lisa Gottschalk.

Segundo dados oficiais, cerca de 56% dos passageiros que pousam no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre tem como seu destino final a Região das Hortênsias, em especial as cidades de Gramado e Canela.

Para as entidades representativas do trade turístico da Região, a retomada das operações é vital para o restabelecimento do fluxo turístico, e a recuperação das empresas do setor.

O documento entregue pelo Sindtur é assinado em conjunto com os presidentes da APASG – Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha, da ACINP Nova Petrópolis, da Abrasel Hortênsias, do Contur Hortênsias, da  CDL Gramado, do  Gramado Canela Convention e Visitors Bureau,  da ACHOCO,  da Visão Agência de Desenvolvimento  e do Sindilojas Hortênsias.

Foto – Divulgação/Sindtur