Ouça ao Vivo: 22/06/2024 20:30 - Gramado / Serra Gaúcha

RÁDIO MISTURA NEWS - É DAQUI, É PRA TI. É MÚSICA. É INFORMAÇÃO!

Visita Ministros Pimenta e Prefeito

Em Gramado, ministros apontam medidas do Governo Federal e ações para retomada turística

Compartilhar:

Gramado foi anfitriã de um encontro do trade turístico da região com os ministros Celso Sabino, do Turismo, e Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, que estiveram na cidade nesta quarta-feira (5), participando de agendas com lideranças empresariais e políticas. O prefeito Nestor Tissot recepcionou a comitiva, que ainda contou com a presença do secretário Nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff, do secretário Estadual do Turismo, Luiz Fernando Rodriguez e do secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi, além de diretores das pastas. O primeiro compromisso foi um encontro com representantes de entidades e empresários do setor turístico, no Hotel Buona Vitta, seguido de uma entrevista coletiva.

Na ocasião, o trade da região apresentou as principais demandas para a retomada econômica, destacando a necessidade de redução do prazo para reabertura do Aeroporto Salgado Filho e a ampliação de voos para outros aeroportos do Estado. O ministro Celso Sabino ressaltou que o Governo Federal vai apoiar o Estado visando a execução de investimentos para ampliar a capacidade de operação dos Aeroportos de Caxias do Sul, Canela e Torres, enquanto que o secretário Nacional Paulo Pimenta falou sobre linhas de crédito voltadas para empresas que foram prejudicadas pelo evento climático. Entre os incentivos estão o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), onde conforme os ministros, estão disponíveis cerca de R$ 200 milhões.

Em suas manifestações, Celso Sabino e Paulo Pimenta adiantaram que o Governo Federal está trabalhando na produção de campanhas publicitárias para atrair turistas ao Estado e a Serra Gaúcha. Já com este propósito, a comitiva visitou pontos turísticos no Centro de Gramado, como a Rua Torta e a Igreja São Pedro, além do Parque Acquamotion, para produção de conteúdos para redes sociais.

O prefeito Nestor Tissot aproveitou o encontro para encaminhar algumas solicitações como agilidade em processos que envolvem emendas parlamentares e a entrega de projetos em busca de recursos para pavimentação de estradas vicinais dos roteiros de agroturismo. “O Ministério do Turismo tem sido um grande parceiro de Gramado, reconhecendo o trabalho que desenvolvemos aqui em nossa cidade. Precisamos retomar a economia ao mesmo tempo em que atendemos nossa comunidade que sofreu bastante com as chuvas”, avalia Tissot. 

Foto – divulgação