Ouça ao Vivo: 25/05/2024 16:54 - Gramado / Serra Gaúcha

RÁDIO MISTURA NEWS - É DAQUI, É PRA TI. É MÚSICA. É INFORMAÇÃO!

corte-gramado

Festa da Colônia de Gramado recebe concurso da escolha da Corte da Rota Romântica no Bicentenário

Compartilhar:

Em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, as cortes das cidades que fazem parte da Rota Romântica estarão no próximo sábado (04), às 18h, no Palco Principal da 33ª Festa da Colônia em Gramado. Elas participarão da escolha da Corte da Rota Romântica no Bicentenário da Imigração Alemã. O evento é uma realização da Rota Romântica, Gramadotur, Prefeitura de Gramado, Secretaria de Turismo de Gramado e Vale TV.

Seis cortes que representam as cidades de Dois Irmãos, Gramado, Linha Nova, Nova Petrópolis, Presidente Lucena e Santa Maria do Herval participam do concurso que irá avaliar o conhecimento das participantes sobre o seu município, a Rota Romântica e o Bicentenário da Imigração Alemã.

O desfile e apresentação das cortes ocorre a partir das 18h no palco da Festa da Colônia, no Expogramado, com entrada gratuita.  O apresentador da Vale TV, Cláudio Alves, será o mestre de cerimônia e o júri será composto por sete convidados especiais, com conhecimento da cultura germânica.

Veja quem são os jurados:

Rafael Koerig Gessinger – Subsecretário de Justiça e Integridade Institucional e Presidente da Comissão Oficial de comemorações ao Bicentenário do Governo do Estado do RS.

Suzana Froehlich – Presidente do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre.

Egon Wallauer – Presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha.

Deise Nunes – Modelo e Miss Brasil.

Lizandra Chinali – Rainha da Festa da Uva 2024.

Joel Hartz – Promotor de Eventos e Preparador de Soberanas.

A Corte escolhida poderá ser convidada a participar de cerimônias e eventos representando a Rota Romântica, sempre em consonância com a agenda pré-estabelecida do município o qual representam. A atividade integra o calendário de eventos proposto pela Associação Rota Romântica, em parceria com os Municípios, para celebrar os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.

O evento de escolha da corte é uma das atrações da 33ª Festa da Colônia em Gramado. As festividades são uma celebração das origens e tradições, além de destacar representantes das três etnias que construíram Gramado – alemães, italianos e portugueses.

Quais são os municípios da Rota Romântica:

Grande parte das cidades que formam a Rota Romântica tem fortes raízes da cultura alemã, pois foram colonizadas por imigrantes na primeira metade do século XIX. Os colonizadores chegaram antes ao Rio Grande do Sul e se estabeleceram na parte mais baixa da Serra gaúcha e próximos a rios.

Atualmente, a Rota Romântica é formada por 14 municípios. São eles: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

A 33ª Festa da Colônia de Gramado é apresentada pelo Ministério da Cultura e conta com a Lei de Incentivo à Cultura. O copatrocínio é da Corsan – nossa água sempre acha um caminho até você. O apoio é do Sebrae Agronegócio – empreendedorismo que transforma, Sicredi Pioneira, Orquídea Alimentos e Coca-Cola. A hospedagem oficial é da Laghetto e colaboração da RBT Internet, Cia. do Chopp, SICOOB Maxicrédito e Fecomércio Sesc/Senac. O apoio institucional é da EMATER/RS. O Agente Cultural é a AM Produções. A promoção é da Prefeitura de Gramado e realização da Gramadotur.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura.

Serviço:

33ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: de 25 de abril a 12 de maio de 2024.

Horários:

Segunda a sexta: Das 10h às 22h – Fornos das 10h às 21h.

Sábados e domingos: Das 10h às 23h – Fornos das 10h às 22h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.

Fotos – Divulgação